DEFINIÇÕES DE GRÁFICOS - ESTATÍSTICA
Na estatística, um histograma é uma representação gráfica da distribuição de frequências de uma massa de medições, um gráfico de barras verticais. É um gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e a sua altura à respectiva frequência.
Um histograma serve para representação de dados em diferentes áreas. Entre elas são: contábil, estocagem, armazenamento entre outras.
Exemplo:
- Obtenha uma amostra de, no mínimo, 50 e, no máximo, 100 dados;
- Determine o máximo e o menor valor;
- Calcule a amplitude dos dados (R=máx-mín);
- Determine o número de classes;
- Calcule a amplitude das classes;
- Determine os limites das classes;
- Construa a tabela;
- Trace o diagrama;
Polígono de frequência
É um gráfico em linha, cujas frequências são marcadas sobre as perpendiculares ao eixo horizontal e erguidas a partir dos pontos médios de cada intervalo de classe.
Polígonos de frequência são usados para mostrar mais de uma distribuição ou a classificação cruzada de uma variável quantitativa contínua com uma qualitativa ou quantitativa discreta num mesmo gráfico.
Exemplo:
Um polígono de frequência permite refletir a média das temperaturas máximas de um país num determinado período de tempo. No eixo X (horizontal), pode-se assinalar os meses do ano (Janeiro, Fevereiro, Março, Abril...). No eixo Y (vertical), indica-se a média das temperaturas máximas de cada mês (24º, 25º, 21º…). O polígono de frequência é criado ao unir, com um segmento, a média de todas as temperaturas máximas.
Setograma
É representado através de um círculo dividido em setores circulares, sendo as suas áreas diretamente proporcionais às frequências correspondentes. Ou seja, a amplitude do ângulo ao centro de cada setor circular é diretamente proporcional à frequência que representa.
Exemplo:
Ogiva de Galton
É um gráfico de linha que representa as frequências acumuladas, o gráfico se inicia com a fronteira inferior da primeira