Gráficos estatistica
Iremos relatar neste trabalho que o gráfico estatístico, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva de enômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão que as séries.
Mostraremos alguns tipos de gráficos como: os diagramas, os cartogramas e os pictogramas.
Diagramas
Os diagramas são gráficos geométricos de, no máximo, duas dimensões; para sua construção, em geral, fazemos uso do sistema cartesiano.Destacamos:
Gráfico em linha
O gráfico de linhas é utilizado, em geral, para representar a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.
Exemplo:
PRODUÇÃO BRASILEIRA DE ARROZ
1987-92
ANOS
QUANTIDADE
(1.000 t)
1987
39,3
1988
39,1
1989
53,9
1990
65,1
1991
69,1
1992
59,5
Gráfico em colunas.
É a representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente ou horizontalmente.
Quando em colunas, os retângulos tem a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados.
O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal são construídas as colunas que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade. Essa intensidade é indicada pelo eixo vertical. As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
Exemplo:
QUANTITADES DE FRUTAS VENDIDOS
EM UMA SEMNANA (kg)
Tipos de Frutas
Quantidades
Maçã
23,7
Banana
39,8
Pera
14,0
Goiaba
11.4
Laranja
38,3
Gráfico em barras
Os gráficos de barras são muito usados para comparar quantidades. As barras podem aparecer na vertical ou na horizontal, quando também são chamadas de colunas. Seja na horizontal ou na vertical, quanto maior o comprimento de uma barra, maior o valor que representa. Quanto menor o comprimento de uma barra menos valor ela tem. A não ser que esteja