Gráfico de controle para variáveis
GRÁFICO DE CONTROLE PARA VARIÁVEIS
O tipo de gráfico de controle que apresenta neste relatório é o de controle de variáveis contínuas, ou seja, baseia-se em mensurações do característico de qualidade, sendo este do tipo média para controlar a média do processo e da amplitude para controlar a média e a variabilidade do processo.
Os limites de controle superior e inferior foram definidos pelas vinte primeiras ocorrências (destacadas em vermelho). Os subgrupos racionais foram definidos através do número da matrícula (00030905), ou seja, a quantidade foi definida utilizando as colunas que estivavam destacadas (fundo vermelho claro).
GRÁFICOS [pic]
Gráfico 1: Gráfico XbarraR
[pic]
Gráfico 2: Gráfico R
CONCLUSÃO
Interpretação do Gráfico 1: Os pontos referentes às amostras 1 a 20, onde estes apresentam assinalados com um círculo vermelho, foram os pontos que definiram os limites de controle superior e inferior.
• Apresenta 11 pontos fora do limite de controle, sendo estes assinalados no gráfico com uma seta. Observa-se uma mudança do nível da média de pureza do processo. Ações corretivas devem ser tomadas para elevar a pureza do processo.
•Não apresenta sinais de falta de aleatoriedade. Está fora de controle estatístico do ponto de vista de posição da média.
Interpretação do Gráfico 2: Os pontos referentes às amostras 1 a 20, onde estes apresentam assinalados no círculo vermelho, foram os pontos que definiram os limites de controle superior e inferior.
O processo analisado através do Cep gráfico de amplitude não apresenta pontos fora dos limites porém deve-se realizar uma revisão nos limites deste processo.
•Não apresenta sinais de falta de aleatoriedade
•Está sob controle estatístico do ponto de vista de