Java server faces
JSF é uma tecnologia que incorpora características de um framework MVC para WEB e de um modelo de interfaces gráficas baseado em eventos. Por basear-se no padrão de projeto MVC, uma de suas melhores vantagens é a clara separação entre a visualização e regras de negócio (modelo).
Características
· Componentes UI (User Interface) para criação de Views.
· Tratamento de Eventos
· Valiação e conversões
· Navegabilidade
· Backbeans
O que tenho que saber para começar a discutir e implementar aplicações usando o faces ?
· Criar páginas usando UIComponents e as core tags do faces.
· definir regras de navegação no arquivo de configuração do faces.
· Desenvolver backbeans
· Adicionar esses backbeans no arquivo de configuração do faces
Regras de navegação:
É o mecanismo que permite unir algum tipo de processamento com seqüência de páginas a serem mostradas. Quando um botão ao um link é clicado, o componente associado gera um ActionEvent que é lançado para os seus listeners. O receptor desse evento é o que chamamos de Backbean (Bean comum), um action method nessa classe vai ser executada e o resultado disso vai ser uma String que deve se encaixar na regra de navegação. Managed Bean
São classes simples, possuem nossos famosos getter e setters seguindo a convenção
JavaBean. Possuem os métodos relacionados. Se comunicam diretamente com as páginas de interação com o usuário. Quando um cliente faz o pedido de uma página, se da inicio ao ciclo de vida. O conjunto de componentes é criado (lado servidor) e mantido de acordo com a requisição. Quando o cliente submete a página, a implementação do faces vai seguir 2 de tarefas básicas ao longo do ciclo de vida:
· validar as UIComponents da view
· Converter as entradas nos tipos adequados em nossos backbeans
A anotação @ManagedBean especifica