Grupos e equipes
Conceitos Básicos de Grupos
Um grupo é formado por dois ou mais indivíduos interdependentes que interagem para alcançar determinados objetivos. Um grupo de trabalho é um grupo que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para se ajudarem mutuamente no desempenho em suas áreas distintas de atuação.
Papéis. Quando desempenhamos um papel, envolvemo-nos em um conjunto de padrões de comportamentos esperados que são atribuídos à ocupação de uma dada posição em uma unidade social.
Normas. Padrões aceitáveis de comportamento de grupo que são compartilhados pelos membros do grupo são chamados de normas.
Coesão. Os grupos diferem por sua coesão: o grau de motivação entre seus membros para continuarem no grupo.
Comunicação Informal: os Boatos. Os boatos apresentam três características: não são controlados pela administração, são percebidos como uma fonte de informações mais confiável do que os canais formais de comunicação e são utilizados para atender interesses pessoais dos que os veiculam.
Composição. Grupos heterogêneos normalmente desempenham melhor do que os grupos homogêneos. Contudo, no curto prazo, a diversidade cultural ou nacional pode interferir nos processos grupais.
Š A Escolha da Melhor Técnica para a Tomada de Decisões em Grupo. A forma mais comum de tomada de decisões em grupo ocorre na interação face a face entre os membros do grupo.
Equipes
As equipes normalmente assumem uma dentre três formas: equipes de solução de problemas, equipes de trabalho autogeridas e equipes interfuncionais (veja Quadro 10.6 do livro).
Equipes de Solução de Problemas. Raramente são dotadas de autoridade para implementar suas sugestões, mas seus integrantes trocam ideias e apresentam sugestões sobre como os processos e métodos de trabalho podem ser melhorados.
Equipes de Trabalho Autogeridas. São autônomas, escolhem seus próprios membros e implementam e assumem responsabilidade por suas sugestões.