grupo e equipe
O autor Antonio Costa Gomes Filho, em seu excelente artigo
“Gerenciamento de Equipes Virtuais” faz uma excelente distinção entre os conceitos de grupos e equipes. Foi publicado em... REVISTA CAPITAL CIENTÍFICO Guarapuava-PR v. 1 n. 1 p. 43-57 jan/dez. 2003. - Leia com atenção o ítem 6:
6. GRUPOS VERSUS EQUIPES ----- A diferença entre grupos e equipes é destacada na literatura. Um grupo é uma unidade social que consiste de dois ou mais indivíduos mutuamente dependentes, interativos e que se esforçam para atingir metas comuns. ----- Os grupos podem ser informais ou formais. Grupos informais são criados pelos próprios participantes. Neste caso, a participação é decidida pelos interesses coletivos comuns. Já os grupos formais são criados pela própria organização para resolução de problemas específicos, como exemplo, os grupos-tarefa e os grupos de projetos, que, após o trabalho concluído, são desfeitos.
Um grupo de trabalho pode ser caracterizado como um grupo que interage, principalmente, para partilhar informações e para tomar decisões que ajudem cada membro a otimizar seu desempenho na realização de suas responsabilidades. Grupos de trabalho são moldados estruturalmente de forma a prever o comportamento individual e o próprio comportamento do grupo.
São variáveis estruturais: liderança formal, papéis, normas, status do grupo, tamanho do grupo, composição do grupo e grau de coesão do grupo.
Entre os processos que ocorrem dentro de um grupo de trabalho, incluem-se os seguintes aspectos: padrões de comunicação para trocas de informação, processos de decisão de grupo, comportamento do líder, dinâmicas de poder e interações conflitantes, entre outros
(ROBBINS, 1999).
Em uma equipe, ao contrário do grupo, os membros têm que depender da cooperação dos elementos do grupo para alcançar suas metas. O que caracteriza uma equipe é o alto grau de interdependência dos componentes, direcionada para a realização de