Grupos e equipes de trabalho
Importância de estudar os grupos
A vida humana é grupal. Nascemos em uma família e o relacionamento com os membros desta, faz com que façamos parte de um grupo com características próprias e sejamos identificados por estas. Assim como profissionais de uma mesma área, que apesar de apresentarem características próprias que refletem sua individualidade, possuem um grupo de referencia no qual se sentem apoiados no seu comportamento. A necessidade de se manter em um grupo de referencia é perceptível através da maneira como nos sentimos fragilizados em ambientes novos, convivendo com pessoas desconhecidas, e no modo como logo que chegamos a estes ambientes como um novo trabalho, por exemplo, tentamos entender as regras e normas para fazer parte dos grupos que já existem e atender as normas organizacionais.
Definição e características dos grupos “Um grupo é um conjunto formado por duas ou mais pessoas, que para atingir determina do(s) objetivo(s), necessita de algum tipo de interação, durante um intervalo de tempo relativamente longo, sem o qual seria mais difícil ou impossível obter o êxito desejado.”
A identificação dos membros do grupo com grupo é variável de acordo com diversos fatores, no entanto, as normas dos grupos, não estão escritas, porém sempre são seguidas, pois, pertencer a um grupo implica em seguir regras. Estas normas são construídas pelos membros do grupo, através dos comportamentos que consideram ou não adequados nos relacionamentos dos membros. São estabelecidos também prêmios e punições nos grupos. Nas organizações os grupos constituem a matéria-prima do desenvolvimento, mesmo em organizações com o mesmo objetivo as normas grupais são estabelecidas de maneira diferente. Em nenhuma organização as normas são seguidas ao pé da letra, já que o papel do grupo é muito forte o que pode ou não favorecer o cumprimento das regras. Assim um administrador capaz de lidar com pessoas com diferentes percepções das normas e que consegue abrir