Grupos e equipes de trabalho
APRESENTAÇÃO
Acordos para funcionamento do grupo
Para qualquer grupo é necessário ter regras básicas para funcionamento: expectativas do que se espera alcançar na reunião, sobre a participação dos membros, posturas, horários, compromissos, entre outros acordos. As regras poderão ser mudadas ou alteradas conforme as necessidades do grupo. Portanto, é importante retomar as acordos toda vez que o grupo se reunir, para validação das regras.
No trabalho os acordos são ditados pela própria empresa: horário, tarefas, deveres e direitos. Retomar ao que é esperado de cada profissional é tão importante ao gestor/líder quanto ao colaborador, tornando assim, o alinhamento sólido para alcance dos objetivos.
Definições sobre Equipe
Vários autores têm destacado as vantagens do trabalho em equipe sobre o trabalho individual. Apesar deste reconhecimento, há prática, há muitas dificuldades em realizar o trabalho de equipe. Em parte, isto se deve às diferentes percepções do que seja uma equipe de trabalho. Abaixo algumas definições: “conjunto ou grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa ou trabalho” - a ênfase aqui está em trabalhar numa mesma tarefa.
“conjunto ou grupo de pessoas que partilham de um mesmo objetivo” – o que importa aqui é ter o mesmo objetivo, não importam em como cada um pretende alcançá-lo
“ conjunto ou grupo de pessoas que ao desenvolver uma tarefa ou trabalho, almejam um objetivo único, obtido pelo consenso/negociação” – aqui se tem um mesmo objetivo a ser alcançado e é compartilhado com as pessoas (neste caso a equipe tem um plano para atingir o seu objetivo)
“ conjunto ou grupo de pessoas com habilidades complementares, comprometidas umas com as outras pela missão comum, objetivos comuns e um plano de trabalho bem definido” – há um reconhecimento da diversidade de conhecimentos e habilidades dos membros da equipe, a importância na complementaridade e de um plano para alcance dos objetivos.
A autora