Grupos Sociais - Movimento Punk
O Movimento Punk
21/06/2014
Introdução
Através dessa pesquisa iremos expor as origens, o estilo, a ideologia e as influências do Movimento Punk. Entender o contexto histórico em que ele surgiu, é importante para compreender o pensamento desses jovens que, no início da década de 1970, criam um estilo agressivo pela liberdade de expressão e reação ao otimismo “ingênuo” dos hippies. Juntamente com seus ideais, a cultura punk influenciou um novo estilo musical, que tem suas raízes fortes até os dias de hoje.
O que foi o Movimento Punk?
A partir do fim da década de 1970, o conceito de "cultura punk" adquiriu novo sentido com a expressão movimento punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana, substituindo uma concepção abrangente e pouco definida da atitude individual e fundamentalmente cultural pelo conceito de movimento social propriamente dito: a aceitação pelo indivíduo de uma ideologia, comportamento e postura supostos comum a todos membros do movimento punk ou da ramificação/submovimento a que ele pertence. O movimento punk é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar objetivos — seja a revolução política, almejada de forma diferente pelos vários subgrupos do movimento, seja a preservação e resistência da tradição punk, como forma cultural deliberadamente marginal e alternativa à cultura tradicional vigente na sociedade ou como manifestação de segregação e autoafirmação por gangues de rua. A cultura punk, segundo esta definição, pode então ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social.
Origens
Estados Unidos
A primeira manifestação genuinamente punk, , o estilo punk rock, surgiu primeiro nos Estados Unidos com a banda Ramones, por volta de 1974, e foi caracterizada por um revivalismo da cultura rock and roll (músicas curtas, simples e dançantes) e do estilo rocker/greaser (jaquetas de