Tribos urbanas
Punks
Disciplina: Homem e Sociedade
Professor: Eduardo Geraldes
Nome: Andreza Alves de Oliveira RA: A77FDJ-9
Nome: Amanda Souza Soares RA: B0581B-3
Nome: Ellen Cristina da Silva RA: A6930G-5
Nome: Sabrina Souza de Almeida RA: A955BD-6
Nome: Thamiris Ferreira Guerreiro RA: A8145F-5
São Paulo, 27 de maio de 2011.
Conteúdo
INTRODUÇÃO 3 Tribos Urbanas 3 Os Punks 3 Conclusão 3
INTRODUÇÃO
As tribos urbanas têm crescido assustadoramente nos últimos anos nos centros urbanos, por motivações das mais variadas. A maioria dos jovens se une por um gosto musical, que acaba por refletir no estilo que a tribo adota.
O presente trabalho abordará especificamente a cultura Punk, onde na década de 70 foi grande responsável por muitas mudanças sócias e culturais para o mundo, que teve inicio a partir da revolta dos jovens Ingleses em relação à sociedade que tanto os desprezavam. A ideologia de um grupo que marcou a época, através de atitudes, indumentários e estilo próprio que tem seguidores até os dias atuais.
Tribos Urbanas
As tribos urbanas, também chamadas de subculturas ou subsociedades (ou metropolitanas ou regionais) são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir. Um exemplo conhecido de tribo urbana são os punks. Segundo Michel Maffesoli, o fenômeno das tribos urbanas se constitui nas "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este".
A expressão "tribo