Exploração dos recursos naturais
Recursos Naturais Desde sempre, o Homem, tem vindo a precisar de retirar, da Natureza, recursos indispensáveis à sua sobrevivência.
O avanço da ciência e da tecnologia, permitiu ao Homem ter uma qualidade de vida melhor.
Mas, com a intervenção Humana, temos vindo a assistir a profundas alterações do equilíbrio natural dos ecossistemas.
Com tudo isto, é necessário fazer uma gestão sustentavel dos recursos que a Natureza nos dá. Para conseguir essa gestão, temos de defender aquilo que ainda existe para garantirmos o direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com o meio ambiente.
O que são Recursos Naturais? Um Recurso Natural é tudo o que existe na Natureza e serve para satisfazer as necessidades da Humanidade.
Tendo em conta a sua natureza, os recursos minerais podem-se classificar como:
Ø Recursos Minerais
Ø Recursos Biológicos
Ø Recursos Hídricos
Ø Recursos Energéticos.
Podem ainda dividir-se em Recursos Renováveis e Recursos Não Renováveis.
A necessidade de controle ambiental da exploração dos recursos naturais advém da multiplicidade de impactos ambientais que a atividade, quando exercida de forma indiscriminada, pode ocasionar ao meio ambiente. Tal é o caso do manejo em ecossistemas terrestres - a exploração da madeira, da lenha, dos subprodutos florestais e a silvicultura (povoamentos florestais) - cujos impactos ambientais afetam os ecossistemas comprometendo a existência de formações vegetais nativas, espécies vegetais e animais endêmicas, fauna migratória, espécies raras e ameaçadas de extinção, etc. O patrimônio genético e a biodiversidade podem ser impactados pela introdução de espécies exóticas, que pode resultar em danos para a biota silvestre, podendo levar à extinção de espécies. Criadouros comerciais de espécies exóticas devem ser submetidos a autoridade ambiental para que se minimizem os riscos inerentes a atividade. Da mesma forma,