Movimento punk
O movimento Punk denotou a expressão da opinião de diversos jovens e adultos pelo mundo na luta contra a exploração e coerção da sociedade capitalista. Para abordarmos e caracterizarmos esse movimento como tal, utilizaremos do embasamento teórico adquirido durante o curso. Dessa forma, poderemos relacionar as formas do movimento Punk, encaixando e identificando-o como um movimento social de importância mundial.
Para tal feito não poderemos abrir mão de um bom referencial teórico, capaz de nos orientar na análise desse movimento de forma cientifica. Tendo como base o texto de Alain Touraine “Nas fronteiras dos movimentos sociais” onde afirma que
“Trata-se de estudar os movimentos que colocam em questão condições particulares, isto é, em domínios socialmente definidos, uma dominação que, em sua natureza e em suas aplicações, tem um impacto geral. Essa afirmação conduz diretamente a uma segunda, a saber, que só há movimento social se a ação coletiva — também ela com um impacto maior do que a defesa de interesses particulares em um setor específico da vida social — se opuser a tal dominação.”
E também o trabalho de Karine Pereira Goss e Kelly Prudencio
“Até o início do século XX, o conceito de movimentos sociais contemplava apenas a organização e a ação dos trabalhadores em sindicatos. Com a progressiva delimitação desse campo de estudo pelas Ciências Sociais, principalmente a partir da década de 60, as definições, embora ainda permanecessem imprecisas, assumiram uma consistência teórica, principalmente na obra de Alain Touraine, para quem os movimentos sociais seriam o próprio objeto da Sociologia.”
Além obviamente de todo o conhecimento adquirido através do curso que nos permitiu a analisar as formas e características de um movimento social de forma critica e imparcial.
Movimento Punk No Mundo
Em meados da década de 70 o mundo se encontrava no auge da guerra fria, e uma Europa de pós-guerra, em