Grupo Operativo
Lucchese (2002) mostra em um estudo realizado, o desenvolvimento de um grupo de reflexão com estudantes no último ano da graduação em Enfermagem. Foram realizadas discussões no grupo tendo como norte a questão: “Conte uma vivência como aluno de quarto ano, que você acha mais importante” (Lucchese, 2002, p. 69). Este trabalho teve muitos outros desdobramentos, mas para o que será discutido neste texto é a parte essencial.
O grupo realizado com os alunos de Enfermagem mostraram suas dificuldades em estarem no último ano da graduação e terem que assumir um novo papel diante da sociedade. Para Pichon-Rivière (apud Lucchese, 2002, p. 79), diante dessa situação a pessoa mobiliza dois medos que geram ansiedade, um deles é o medo da perda, ou seja, o medo de perder o conhecimento e o papel que adquiriu enquanto aluno e o outro medo é o ataque ao desconhecido, demonstrando medo do que não se conhece, o que pode resultar em um efeito negativo em se adaptar a nova realidade.
Sabendo disso, foi realizado com uma turma de Psicologia do quarto ano, na disciplina de Dinâmicas de grupo e relações humanas, um grupo onde foi possível fazer uma reflexão acerca de uma experiência que os alunos tiveram durante o quarto ano e que os haviam marcado de alguma forma. Foi dada a instrução de que essa experiência poderia ser representada da maneira que o estudante achasse melhor.
Depois de representado foi perguntado a todos os alunos o que eles tinham escolhido para representar seu quarto ano e o porque de suas escolhas. As experiências e discussões realizadas foram diversas, mas trouxeram algo comum a todos: o medo, os sentimentos e angústias com relação ao futuro, ou a