grupos operativos
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB
GESSICA PAMELA SILVA CHAIM
TAYLINE HYDALL
GRUPOS OPERATIVOS: elaborada por Pichon Riviere (1907-1977)
RIO BRANCO - AC
2014
GESSICA PAMELA SILVA CHAIM
TAYLINE HYDALL
GRUPOS OPERATIVOS: elaborada por Pichon Riviere (1907-1977)
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial referente à avaliação de N1 da disciplina de teoria e técnicas de grupo do curso de Psicologia da Uninorte, quinto período, sob orientação da professora Ana Flávia da Costa Nobre Angel.
RIO BRANCO – AC
2014
SUMARIO
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Enrique Pichon Rivière foi um mestre, um criador. Sua vida se construiu, até seu último dia, como um processo permanente de aprendizagem. A tarefa criativa, a investigação sistemática, a fidelidade sem alternativas ao interjogo fundante de todo conhecimento científico entre experiência concreta e elaboração teórica, permitiram que fosse não só um lúcido e eficaz terapeuta. Essa capacidade criativa e essa lucidez fizeram de Pichon-Rivière o iniciador de uma corrente no campo da psicologia latino-americana. A originalidade profunda do pensamento pichoniano consiste na abertura de uma problemática em psicologia, quer dizer, a proposta, a partir de novas premissas, a pergunta pelo sujeito e seu comportamento, pergunta essencial, fundante de toda reflexão psicológica.
Neste presente trabalho, abordaremos a teoria dos grupos operativos elaborada por Pichon Riviere (1907-1977), a partir dos referenciais teóricas da psicanalise e da dinâmica de grupos, Entre muitas outras coisas Pichon vai nos falar das defesas que impedem dificultam a realização da tarefa, dos conceitos de horizontalidade, verticalidade, descobertas de universais, somatória de idéias etc. Veremos ainda o objetivo de um grupo operativo, sua estrutura, e os