Greve dos docentes 2012
Rio das Ostras, 04 de março de 2013.
Aluna: Raiza Saavedra Mendes
Matrícula: 112064037
Disciplina: Oficina de Texto
Professor: José Adams
FICHAMENTO
• A greve dos docentes em 2012 foi um movimento de grande impacto no país, com a união da maioria das instituições públicas do Brasil o movimento teve duração de 3 meses e reivindicavam além de uma reestruturação da carreira como também melhores condições de trabalho.
• A mídia repercutiu de forma contrária as reivindicações dos docentes, limitando-se a dizer que o movimento buscava apenas um aumento salarial, sem ao menos procurar saber as reais reivindicações dos professores, a mídia também mostrou que o movimento só trouxe prejuízos e criticou o movimento que luta por melhorias no ensino superior público.
• O Projeto de Lei apresentado pelo governo no final do mês de agosto não agradou os integrantes do movimento pois além de mudanças na carreira trazendo desigualdades entre os servidores da mesma função, o projeto passa para o Ministério da Educação o que era de autonomia didático-científica e administrativa da Universidade.
• Com isso os docentes suspendem a greve e passam para uma nova etapa, onde precisarão da colaboração de todos que são a favor de uma Universidade Pública de qualidade.Contradizendo a classe dominante, o movimento grevista dos docentes reivindica uma Universidade Pública de qualidade para todos, garantindo não só o ingresso mas também a permanência nela.
• O pólo da UFF em Rio das Ostras é exemplo de sucateamento do ensino público, além das péssimas condições de trabalho nos deparamos também com a falta de professores e com laboratórios e espaços de estudos totalmente precarizado.
•A greve por muitos será vista como algo que só comprometeu as aulas e a formação dos alunos, critica esta que será feita por aqueles que estão preocupados com um ensino mercantilista