Grelha park cap 4
Texto: PARK, Kil; BONIS, Daniel; ABUD, Marcelo. Introdução ao estudo da administração. São Paulo: Pioneira, 1997.
IDÉIAS-CONTEÚDO
TÓPICOS PARA A ESTRUTURA
DO TEXTO
Cap. 4 – ABORDAGEM BEHAVIORISTA OU COMPORTAMENTAL
Essa abordagem surgiu no fim da Primeira Guerra Mundial, quando o Exército dos EUA começou a adotar um sistema de seleção baseado em testes de inteligência em busca do “homem de primeira classe”, conceito desenvolvido pelos teóricos da Administração Científica. Logo passou a ser adotado em processos de seleção das empresas, que utilizavam além de testes escritos, exercícios situacionais e entrevistas.
A partir das descobertas da Escola das Relações Humanas, o comportamento humano passou a ser o foco das pesquisas, contribuindo para o fortalecimento da utilização da Psicologia Comportamental como instrumento da prática administrativa. Para seus teóricos, “a organização não apenas como um espaço de realização das atividades desejadas pela organização formal, mas também como um lugar onde os indivíduos ou grupos procuram satisfazer às suas necessidades particulares” (p.84).
Origem e principais ideias da abordagem.
Ross Stagner dedicou seus estudos ao conflito entre a organização industrial e o sindicato. Para ele, esse embate é fruto da “maneira peculiar de cada um enxergar as possibilidades de satisfazer a seus anseios”. A solução estaria no entendimento da relação entre a mecânica de funcionamento da organização e o comportamento organizacional. Em nível subjacente, estariam as motivações humanas e sua eventual satisfação.
Ross Stagner
Para Herzberg, as percepções do trabalhador em relação ao trabalho podem ser divididas em dois grandes conjuntos: “os que atendem às necessidades básicas das pessoas, denominados de fatores higiênicos, e os que atendem às necessidades humanas, denominados fatores de motivação” (p.85) Herzberg acredita que os fatores que causam satisfação no cargo estimulam a produtividade e vice-versa.