Fisiologia
Polyana Rodrigues Moura e Thais Lago Oliveira. 2ºP
1 – (A) Diminui (B) Diminui (C) Aumenta (D) Aumenta
2 – (A) A pressão arterial média e a pressão de pulso são devido a perca sanguínea. A freqüência cardíaca aumenta devido ao controle neural, onde ocorre liberação de adrenalina e noradrenalina.
(B) O débito urinário houve diminuição devido à diminuição da pressão arterial média. São regulados a partir do controle neural. A pele fria e pálida é devido a perda sanguínea, o que ocorre vasoconstrição periférica.
(C) Medidas hemostáticas para reter o sangramento. Transfusão de sangue devido à grande perca sanguínea. Administração venosa de solução salina é devido à pressão arterial e débito urinário que estavam diminuídos, causando o aumento de ambos através dessa solução salina.
3 – (A) O fluxo sanguíneo do rim direito está reduzido devido a estenose da artéria renal direita, o que faz com que o rim ‘’pense’’ que a pressão arterial está baixa, e que a aldosterona é necessária. Assim a secreção de renina pelo rim direto aumenta, ou seja, a atividade plasmática de renina fica com níveis mais altos nesse rim. O que leva também ao aumento da pressão arterial.
(B) A estenose da artéria renal direita faz com que haja redução no fluxo de sangue para o rim direito, com esse fluxo diminuído o débito urinário diminui.
(C) Porque o fármaco Captopril tem função de inibir a ECA, que é a enzima que transforma a angiotensina I em angiotensina II. A angiotensina II aumenta a liberação de aldosterona elevando a reabsorção renal de sódio e água, determinando a subida da pressão arterial. O Captopril evita que isso aconteça.
4 – A bomba venosa serve para empurrar o sangue em direção ao coração. Todas as veias periféricas possuem válvulas que permitem o fluxo de sangue em direção ao coração. Cada vez que o músculo contrai, os tecidos em movimento comprimem, pelos menos, algumas veias. Como as válvulas impedem o refluxo, isso