Vanessa vai a luta
Cosmogonias: mitos de origem e destruição, incluindo os messiânicos e milenários.
Mitos folclóricos
Mitos fundadores, onde se explica a origem de um rito, uma crença, uma filosofia, uma cidade ou comunidade
Mito narrativo
Mitos de providência e destino
Mitos de renascimento e renovação, incluindo os de memória e esquecimento
Mitos de seres superiores e seus descendentes
Mitos de tempo e eternidade
Soteriológicos: de salvadores e heróis QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO MITO?
É um texto narrativo que reflete a cultura de um povo, mostrando como ele vê o mundo e a realidade.Caracteriza-se por referir-se a seres extraordinários, como deuses, divindades, semideuses e heróis, cujaconduta é modelo de vida para os homens de todos os tempos. O narrador pode ser observador oupersonagem, o tempo narrativo geralmente é o passado e a linguagem segue a norma-padrão.
Mitos, por sua vez, são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.
Características de um mito:
- Tem caráter explicativo ou simbólico.
- Relaciona-se com uma data ou com uma religião.
- Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses.
- Ao contrário da explicação filosófica, que se utiliza da argumentação lógica para explicar a realidade, o mito explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.
- Alguns acontecimentos históricos podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem