grecia
Economia
Dados 14/02/2014
A agricultura desempenha um papel fundamental na economia da Grécia. A falta de combustíveis e de energia elétrica foi um grande empecilho para o desenvolvimento do setor industrial. Duas importantes fontes de renda são a construção naval e o turismo. Desde 1981, a Grécia é membro da Comunidade Econômica Européia. A Grécia controla 16,2% da frota de mercante mundial total, tornando-a a maior do mundo. O país esta entre os cinco primeiros lugares entre todos os tipos de navios incluindo petroleiros e graneleiros. A indústria do turismo é uma importante fonte de divisas e receitas, respondendo por 15% do total do PIB da Grécia empregando, direta ou indiretamente 16,5% dos trabalhadores total. Na Grécia o euro foi introduzido em 2002, antes de adotar o euro a Grécia mantinha o uso do dracma grego desde 1832.
O tabaco é a principal cultura do país, mas também são importantes o trigo, o tomate, a laranja, o milho, a beterraba, a uva, a azeitona, a batata e o algodão. Há gados ovinos, caprinos, bovinos e suínos. A pesca é limitada e as esponjas são o principal produto marinho destinado à exportação. Na indústria, destaca-se a produção de metais básicos e seus derivados, alimentos, bebidas, cigarros, têxteis e confecção, cimento e vinho.
A unidade monetária é o dracma.
A crise grega (2009 á 2011) foi ocasionada pelo governo anterior nova democracia que governou a Grécia por seis anos, quando Giorgos Papandreu contastou em poucos dias que seus