chris
Ciência (SBPC).
Sua primeira edição foi lançada no dia 7 de julho de 1982, durante a 34a Reunião Anual da SBPC, realizada em Campinas.1
Os primeiros editores da revista foram os biólogos Darcy Fountoura e Roberto Lent e os físicos Alberto Passos Guimarães e Ennio Candotti.
A revista integra desde 2003 o Instituto Ciência Hoje (ICH), Organização Social de Interesse Público responsável hoje pela publicação das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, da coleção de livros paradidáticos Ciência Hoje na Escola e de livros de divulgação científica sobre assuntos variados.
A revista aborda diversas áreas da ciência - como a biologia, a matemática, a física, a química, a filosofia e a sociologia - e é escrita por jornalistas e pesquisadores.
Ciência é um conjunto de conhecimentos empírico, teórico e prático sobre a natureza, produzido por uma comunidade global de pesquisadores fazendo uso do método científico, que dá ênfase à observação, explicação e predição de fenômenos reais do mundo através de experimentos. Dada a natureza dual da ciência como um conhecimento objetivo e como uma construção humana, a historiografia da ciência usa métodos históricos tanto da história intelectual como da história social.
Traçar as exatas origens da ciência moderna se tornou possível através de muitos importantes textos que sobreviveram desde o mundo clássico. Entretanto, a palavra cientista é relativamente recente - inventada por William Whewell no século XIX. Anteriormente, as pessoas investigando a natureza chamando a si mesmas de filósofos naturais.
Enquanto as investigações empíricas do mundo natural foram descritas desde a antiguidade clássica (por exemplo, por Tales de Mileto, Aristóteles, e outros), e o método científico ter sido usado desde a Idade Média (por exemplo, por Ibn al-Haytham, Abū Rayhān al-Bīrūnī, Roger Bacon),