A Formação E A Evolução Da Rede Urbana
Redes e Hierarquias Urbanas
Trabalho de Geografia
Índice
1. Redes e Hierarquias Urbanas.
2. A Formação e a Evolução da Rede Urbana.
3. A Revolução da Informação e as Cidades.
4. Conclusão.
5. Bibliografia.
Conceitos em voga atualmente, as redes e hierarquias urbanas tratam de fenômenos geopolíticos em regiões demograficamente densas.
Os conceitos de redes e hierarquias urbanas têm, como principal função, designar o fenômeno do relacionamento entre cidades próximas, observando o chamado “efeito de rede”, que acontece quando a interdependência entre as cidades faz com que seja desenhada uma espécie de rede imaginária sobre o mapa, apontando as interações entre seus respectivos municípios ou regiões. No artigo, exploraremos um pouco os conceitos deredes e hierarquias urbanas, pautando algumas das relações existentes entre um conceito e outro e como as diferenças políticas, geográficas e econômicas entre as regiões guiam a forma com a qual elas se relacionam.
A Formação E A Evolução Da Rede Urbana
A rede urbana brasileira evoluiu de tal forma que ao longo do século XX tornou‐se bastante heterogênea, principalmente no que diz respeito a uma das suas principais características, o tamanho dos seus nós .Temos hoje duas megacidades: Rio de Janeiro e São Paulo, cujo contingente populacional representa 16,7% da população brasileira. Somando‐se à população de outras metrópoles a população metropolitana brasileira representa 38,2% do país. Neste sentido, baseado em dados mais recentes, o objetivo deste breve apontamento é traçar em linhas gerais a configuração da rede urbana brasileira segundo a população das cidades, desde a grande metrópole até a pequena cidade que não faz parte de nenhuma região metropolitana. É importante lembrar que a população das cidades com população superior a 100 mil habitantes, entre 1950 e 2000, passou de pouco mais de 8,5 milhões