como cobrar
A analise tem como intuito , dar como base, formas e valores para se cobrar adequadamente por cada serviço prestado. Permitindo que ambos os lados saiam favorecidos, e respeitados, tanto a quem presta quanto a quem recebe o serviço prestado.
Sendo uma forma de auxiliar na formação dos valores, das maneiras de cobralos, sem se desvincular do BDI (beneficios e Despesas Indiretas).
O CEAU- Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo Utiliza duas formas de constituir esses valores, um utiliza como criterio o percentual sobre o custo de execução da obra e o segundo surge a partir do quantitativo de despesas sejam estimadas ou cantabilizadas referente aos projetos, agregados aos direitos autorais e lucro.
Sintese
Modalidade de remuneração 01- percentual sobre o custo da obra:
Esta forma de cobrança é dada pelos honorários equivalentes a percetagem de custo de execução da obra, onde o mesmo é calculado no momento de contratação do projeto. Esta modalidade é indicada para projetos de edificações.
A UIA- União Internacional de Arquitetos, pela FPAA- Federação Panamericana de Associações de Arquitetos, e grande quantidade de institutos de arquitetos estrangeiros e pelas entidades nacionais que compõem o CEAU, indicam essa forma de cobrança.
Pode haver variações nessa forma de cobrança sendo o percentual sobre o custo de execução da obra, estipulado na contratação e calculado ao fim do projeto, percentual sobre o custo orçado de execução da obra, estimano no inicio e calculado ao fim da obra, e por fim o percentual sobre o custo estimado, calculado no momento de contratação do projeto.
Esta modalidade utiliza para compor o orçamento, o criterio da tabela a seguir, que foi retirada da “ Tabelas de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo do Brasil” “ modulo I – remuneração do projeto arquitetônico de edificações” :
Tabelas de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo do Brasil “