gravides na adolescencia
______________________________________________
DULCIMARA CAMPOS OLIVEIRA
RA 286860
PROJETO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
IMBAU
2013
PROJETO GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
1 TEMA
Através da observação da realidade vivida pelas adolescentes grávidas atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Imbau, e conforme dados levantados pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social(CRAS), desenvolveu-se o presente trabalho onde foi realizado um levantamento de necessidades dos usuários da mesma, com profissionais que atuam no local enquanto integrantes da equipe Diante do levantamento ficou evidente junto as necessidades levantadas, as várias referências à quantidade de adolescentes grávidas na comunidade.
2 JUSTIFICATIVA
Inegavelmente a gravidez precoce e/ou indesejada leva à algum prejuízo no projeto de vida e, por vezes, na própria vida. Há, concomitantemente, possíveis outros riscos relacionados ao aborto e à doenças sexualmente transmissíveis entre as quais AIDS.
A gravidez na adolescência não é um fato isolado. Faz parte de um processo sócio cultural. Nesta situação, a adolescente grávida quase sempre se depara com dificuldades de adaptação no meio em que vive, dificuldades estas relativas ao seu comportamento, rebeldia e relacionamento com grupos que não pertencem ao seu ciclo de amizades. Uma forma de se contrapor aos seus familiares e a outras pessoas.
As complicações psicossociais relacionadas à gravidez na adolescência são, em geral, mais importantes que as complicações físicas. Fatos que devem ser levado em consideração, inclusive pela equipe que faz o pré-natal seriam, por exemplo, o abandono do lar dos pais, o abandono pelo pai da criança, a opressão e discriminação social, a interrupção dos estudos e suas conseqüências futuras, tais como os empregos menos remunerados, a dependência financeira dos pais por mais tempo.
A