gravides na adolescencia
ELIANA COELHO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
SÃO PAULO – SP
2012
ELIANA COELHO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Estudos disciplinares, como parte da avaliação na Universidade Paulista, UNIP.
Professora: Ana Beatriz Trigo
SÃO PAULO – SP
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Rodrigues (2010, p.1) a adolescência constitui uma fase de desenvolvimento caracterizada por profundas transformações a nível afetivo, psicológico, físico, social e familiar. A progressiva e continua maturação fisiológica é normalmente acompanhada pela súbita descoberta de novas relações e experiências, de ordem afetiva e sexual, muitas vezes geradoras de intensos conflitos e discussões. Estes sentimentos devem-se frequentemente a uma desarmonia entre o desenvolvimento corporal, sexual e mesmo intelectual e a aquisição de maturidade emocional. Preocupada com a imagem corporal e o estabelecimento de relações cada vez mais projetadas para o exterior da família a adolescente manifesta importantes carências informativas relativamente à sexualidade, contracepção e risco de gravidez.
Observa-se que a gravidez na adolescência é uma temática bastante estudada, mas, se faz necessário a elaboração, implementação e atuação de programas de saúde para as adolescentes, a fim de promover a saúde com informações adequadas e sensibilização dos adolescentes para o acesso aos serviços de saúde com frequência promovendo a prevenção da gravidez na adolescência por meio da sexualidade protegida.
A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças, caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração