Mercadologia
Há uma relação estreita entre Marketing e Logística, inclusive ferramentas de uma são comuns para a outra. Não é possível falar de Logística sem mencionar aspectos mercadológicos ou fazer comparações entre estas duas áreas.
O desenvolvimento do Composto Mercadológico (ou Marketing Mix), que pode ser demonstrado na figura abaixo, tem impactos significativos no posicionamento de um negócio no mercado de atuação de uma empresa e na logística que envolve todos os parceiros deste negócio.
Figura 1. Composto Mercadológico.
É percebido que o Composto Mercadológico envolve os chamados 4 P´s (Produto, Preço, Promoção e Praça, este último no sentido de ponto de venda ou localidade) e os 4 C´s (Cliente, Custo, Comunicação e Conveniência), todos importante para as empresas desenvolverem ações no mercado e se posicionarem de forma estratégica.
Mas sem o envolvimento da Logística, a realização dessas ações voltadas para o mercado, não é possível. Não podemos imaginar um produto sem qualidade, sem uma embalagem atraente e adequada, sem procedimentos para devolução do mesmo ou não oferecer garantias ao cliente. Tudo isso envolve aspectos importante no controle de qualidade na produção, condições ideais de armazenamento dos produtos, logística reversa, entregas rápidas, pontuais e eficientes do produto ao cliente, no momento certo, na quantidade certa e no nível de qualidade aceitável, afim de oferecer um nível melhor de serviço ao cliente.
Também é interessante ressaltar que os clientes buscam soluções convenientes e práticas ao realizar uma compra. É cada vez mais comum a realização de negócios via internet, as entregas feitas no domicílio dos clientes, a compra de quantidades fracionadas, pedidos customizados e outros aspectos que exigem flexibilidade, agilidade, rapidez, tecnologias de informação, horários diferenciados e disponibilidade das empresas para atender essas exigências de mercado. Sem o apoio das atividades logísticas,