Mercadologia
Análise Mercadológica
Análise de mercado, propostas de marketing e medidas norteadoras à empresa “PP” em seu mercado.
Seguindo o ranking do no mercado das empresas do seguimento de laticínios e sucos, as análises e soluções estão sendo discorridas neste relatório.
Em relação à empresa “A”, líder de mercado, o consumidor percebe valor na empresa; sua marca é bastante potente e está presente no ponto de venda. A empresa “A” não é fornecedora de leite e procura comprá-lo no mercado; ela poderia ser entrante, atuando em alta escala ou em baixa escala, mas como o mercado de leite é de crescimento baixo vegetativo não vai valer à pena entrar em alta escala. “A” não oferece ameaça no segmento do leite, pois ela não concorre diretamente com a “PP”.
“PP” não deve impor barreiras de entrada à empresa “A”, pois a mesma vai fazer poderá buscar um mercado diferenciado, e se bem sucedida, “PP” pode colocar-se como fornecedora da empresa “A”.
A empresa “B” líder de mercado no requeijão, que tem crescimento baixo vegetativo e demanda inelástica (quando aumenta o preço não há compra) no caso de promoção (um preço menor também não se compra mais). Em contrapartida “B” também lucra em massas prontas. Neste contexto a empresa “PP” deve entrar no mercado de massas prontas devido às condições do macro-ambiente (ascendência do mercado de singles e mulheres trabalhando fora). E no caso do requeijão, “PP” deveria impor barreira de entrada na segmentação, inclinando-se para a geração saúde (3ª idade, mas com entrada em baixa escala por se tratar de um mercado baixo vegetativo).
A empresa “G” já foi líder, mas entrou em processo entrópico, devido ao desequilíbrio na homoestase dinâmica, ou seja, a empresa“G” só atuou no mercado de sucos artificiais e não se atentou para o mercado de sucos naturais, por isso perdeu a liderança irreversivelmente. Mas considerando que “G” atua no mercado de sucos artificiais e “PP” no