Gravides na adolescencia
Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Psicologia, nas aulas com o tema de educação sexual, e pretende abordar um tema bastante actual – Gravidez na Adolescência.
Neste trabalho vamos retratar os factores de risco e as causas comuns da gravidez na adolescência, bem como as atitudes que os adolescentes podem tomar.
Abordamos também o tema do planeamento familiar e os métodos contraceptivos que os jovens devem usar para evitar uma gravidez não desejada ou s sexualmente transmissíveis.
As consequências da gravidez na adolescência também são retratadas neste trabalho.
Conceito de Adolescência:
Segundo a Organização Mundial de Saúde a Adolescência é um período da vida do indivíduo difícil de definir, no qual a pessoa ainda não é reconhecida pela sociedade como adulto mas também já não é considerado uma criança, apesar de considerar a adolescência como o período de dez (período onde a mulher tem a sua primeira menstruação geralmente) a vinte anos na vida de um indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por fatores culturais.
O amadurecimento sexual do adolescente para além de acontecer rapidamente, ocorre ao mesmo tempo que o amadurecimento emocional e intelectual. Desta forma, começa então o processamento na formação de valores de independência, que por sua vez criam pensamentos e atitudes contraditórios, especialmente quanto a parceiros e profissões.
Gravidez na adolescência, como o próprio nome define, consiste na gravidez de uma adolescente. Uma Gravidez na Adolescência provoca alterações na transformação que já vem ocorrendo de forma natural, ou seja, implica um duplo esforço de adaptação interna fisiológica e uma dupla movimentação de duas realidades que convergem num único momento: estar grávida e ser adolescente.
Actualmente, verifica-se um aumento do número de mães adolescentes, que dão à luz numa