Gravata
Localização
A cidade de Gravatá está localizada no agreste do estado de Pernambuco, a 84km da capital do estado, Recife. Possui área territorial de 506,785 km².
Os distritos da cidade são Avencas, Mandacaru, Russinhas, São Severino, Uruçu-Mirim. Gravatá localiza-se próximo as cidades de Passira, Bezerros, Pombos, Chã-Grande, Amaraji, Cortês, Barra de Guabiraba e Sairé, onde estabelecem uma relação de troca, comércio e turismo.
Mapa de Pernambuco – Gravatá(vermelho) imagem retirada do Google Imagens
Mapa de Gravatá – imagem retirada do Google Maps
Dados Populacionais
De acordo com o último censo, a população de Gravatá está estimada em 81.182 habitantes. Em 2010 o censo apontou para uma população de 74.458 habitantes, detectando um aumento populacional de aproximadamente 4.724 habitantes. Hoje, a população urbana está estimada em 68.389 habitantes, isto é, 89,20% da população moram na zona urbana. A população rural é de 8.280 habitantes, ou seja, cerca de 10,80% da população mora na zona rural.
História/evolução
Como a maioria das cidades do interior do estado, Gravatá nasceu no século XVIII, da necessidade de hospedagem e abastecimento dos viajantes que comercializavam açúcar, carne bovina e outros produtos da época. Como a navegação pelo rio Ipojuca era difícil, os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas para evitar que o gado perdesse peso. Assim, foram surgindo os primeiros povoados e o comércio local. No final do século XIX, com a chegada da ferrovia que ligava Recife ao sertão, a cidade foi impulsionada ao turismo devido ao seu clima mais frio. E em 1950, com a construção da BR-232, o acesso a gravatá foi encurtado e facilitado, sobretudo, vencendo o desafio da Serra das Russas. Hoje, a cidade é conhecida como a “Suíça Pernambucana”, o que faz aumentar ainda mais o fluxo de turista nos finais de semana. No trecho da BR-232, que passa pela cidade, trafegam cerca de 10.000 carros por dia, fato que estimula a polícia de marketing