Gravatá - Clima
Gravatá: Características Climáticas
O clima de Gravatá é considerado tropical de altitude, com média anual de 21ºC. No verão e no inverno as médias são, respectivamente, 23ºC e 18ºC, apresentando alta umidade relativa do ar ao decorrer do ano. O Oceano Atlântico tem um papel importante da influência do clima dessa região, levando umidade e ocasionando chuvas durante todo o inverno. O fato de a cidade estar localizada no Planalto da Borborema resulta em várias influências no clima de Gravatá; uma delas são as temperaturas agradáveis: pouco altas no verão e baixas no inverno.
A cidade apresenta duas estações: o verão (estação seca) e o inverno (estação chuvosa). O verão é relativamente quente e seco, apresentando amplitude térmica de 11º, com poucas chuvas (não passam dos 60 mm mensais). Os ventos costumam ser alísios. Os meses mais quentes são dezembro, janeiro, fevereiro e março, enquanto os mais secos são outubro e novembro. A estação começa em setembro e termina em fevereiro.
O inverno possui temperaturas amenas e agradáveis, com chuvas quase todos os dias. A temperatura mínima varia de 15º C podendo chegar à máxima de 26ºC. Os meses mais chuvosos são abril, maio e junho, com tempestades de inverno muitas vezes durante todo o dia, enquanto os mais frios são julho e agosto, com ventos fortes. A estação começa em março e termina em agosto.
- Mês mais seco: Novembro, com apenas 15 mm de precipitação;
- Mês mais chuvoso: Julho, com média de 105 mm de precipitação;
- Mês mais quente: Janeiro, com temperatura média de 23,5ºC;
- Mês mais frio: Julho, com temperatura média de 20,1ºC.
Há tempos Gravatá é a conhecida pelo clima agradável, serrano e de boa qualidade. Porém o que muitos não sabem, é como e quando surgiu esse tal título. No início dos anos 50 através de um congresso de climatologia, do qual vários países participaram, a cidade ganhou o título de 5º melhor micro clima do mundo segundo a OMS