JOGOS BRINCADEIRAS E ESPORTES
Sabe-se que o esporte moderno surgiu no século XVIII e veio da transformação de jogos populares realizados com outros significados, como por exemplo celebrações públicas, festas de colheita etc...
A partir do século XIX e XX devido ao crescimento das cidades e a industrialização, as classes burguesas e emergentes, criaram novas modalidades ou se organizaram e criaram as federações.
Com a organização das federações, as modalidades se tornaram esportes com regras pré-estabelecidas, criaram-se equipes e essas equipes começaram a participar de competições.
A partir do século XX o esporte serviu com demonstração de poder político de alguns países e atualmente tornou-se um dos maiores fenômenos econômicos do mundo, sendo responsável por grande mobilização de pessoas e de dinheiro e alvo importante de exposição nos meios de comunicação.
Esportes são práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e profissional. Para a prática esportiva são exigidas condições especiais no que diz respeito a locais e equipamentos, por exemplo: campo, piscina, pista, ringue, ginásio, bicicleta, bola, etc.
Jogos são atividades que podem ter uma flexibilidade maior nas suas regulamentações, ou seja, as regras podem ser adaptadas em função das condições de espaço, material disponível, número de participantes, etc. Podem ser competitivos, cooperativos ou como sempre, passatempo ou diversão. Podem-se incluir como jogos, as brincadeiras regionais, os jogos de salão, de mesa, de tabuleiro, de rua, bem como as brincadeiras infantis de modo geral.
As brincadeiras (recreativas) distinguem-se dos jogos por terem regras simples e flexíveis, não se necessitando de quadras, tabuleiros, instruções, treinamento, peças ou dispositivos especiais para delas se