Grandes pensadores da Administração - Gestão contemporanea
A globalização está presente no cotidiano da sociedade, e cada vez mais vem se mostrando que a sociedade capitalista é a grande interessada para o seu crescimento. Pode-se dizer que é a integração social, cultural, econômica e política.
Como é de se esperar, há pontos positivos e negativos.
2. O Mundo Globalizado
A globalização não é uma realização do presente, ela vem de longa data, expandiu-se com a industrialização e ganhou novas bases com a indústria. Ela veio para melhorar e facilitar a vida de todos nós. Agora, adquire mais intensidade e novas feições. O mundo inteiro cada vez mais está envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural.
Vivemos um novo período na história da humanidade. A base dessa verdadeira revolução é o progresso técnico, obtido em razão do desenvolvimento científico e baseado na importância obtida pela tecnologia, a chamada ciência da produção. hoje é indispensável à produção e ao intercâmbio e fundamento do consumo, em suas novas formas.
Com a tecnologia e sua evolução rápida, a informação pode se espalhar instantaneamente por todo o planeta, e o conhecimento do que se passa em um lugar é possível em todos os pontos da Terra.
A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais.
Infelizmente, o estágio atual da globalização está produzindo ainda mais desigualdades e alguns problemas. Ao contrário do que se esperava, crescem o desemprego, a pobreza, a fome, a insegurança do cotidiano, num mundo que se divide e onde se ampliam as fraturas sociais. Já que as relações chamadas globais são reservadas a um pequeno número de agentes, os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados, as grandes organizações internacionais.
Outro problema são as drogas, com sua enorme propagação, constitui um dos grandes flagelos.
Infelizmente as enormes possibilidades oferecidas pelas