PENSAMENTO ADMINISTRATIVO E AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ADMINISTRAÇÃO ATUAL - CHINA
GESTÃO PÚBLICA E RECURSOS HUMANOS
PENSAMENTO ADMINISTRATIVO E AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ADMINISTRAÇÃO ATUAL
Brasília
2014
PENSAMENTO ADMINISTRATIVO E AS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS: QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ADMINISTRAÇÃO ATUAL
Brasília
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O tema abordado neste trabalho será sobre como surgiram os princípios administrativos na China e como estes princípios se desenvolveram para atender de maneira prática as necessidades organizacionais dos modelos adotados a época, objetivando entender os aspectos sociais que influenciaram ou interferiram nas mudanças e no desenvolvimento da administração.
Será analisado como os filósofos da época referida desenvolveram técnicas visando modernizar a gestão em várias nuances dentro da sociedade, tanto sobre o Estado quanto sobre a família e indivíduo e suas respectivas relações sociais, políticas e profissionais. Também será analisado tal contexto buscando fazer uma co-relação das influências sofridas no conceito administrativo atual e seus aspectos, de modo que se perceba a importância do desenvolvimento intelectual da China no processo de desenvolvimento dos conceitos administrativos e suas segmentações no atual momento da sociedade mundial.
1 CONTEXTO CHINÊS
A China, localizada na extremidade oriental do mundo, é um país imenso do ponto da vista geográfico. Por estar muito isolada geograficamente, é que as muitas invenções e descobertas lá feitas, demoraram a chegar ao Ocidente. Como por exemplo, a pólvora, a bússola, o papel e até mesmo as evoluções no que diz respeito aos aspectos administrativos de governo.
Os chineses por volta do século XXI a.C já adotavam práticas administrativas sofisticadas, como assessoramento técnico. Outro