Teoria da contabilidade
A história é a ciência que permite conhecer o nosso passado, entender bem nosso presente, para transformá-lo em um futuro melhor.
A contabilidade como hoje a conhecemos, não apareceu de um dia para o outro, ao contrário, ela é resultante de um processo evolutivo que teve início com as civilizações primitivas e passando pelas civilizações antigas como a Indu, Chinesa, Egípcia, Fenícia, Israelita, Persa, Assíria, Grega e Romana, chegou aos dias atuais.
O termo “contabilidade” deriva do Latim, computabilis e a descoberta dos números muito contribuiu para a sua evolução. A contagem inicialmente, era feita com os dedos das mãos, havendo a evolução da forma de contagem, até a criação dos números, através dos algarismos romanos e, após, com os algarismos indu-arábicos.
,
A contabilidade sempre fez parte da história dos países antigos como:
ÍNDIA: Sendo considerada a civilização mais antiga do nosso planeta, com pelo menos 8.000 anos de existência, na Índia antiga, já se produzia tecidos e papel e já havia um comércio voltado à exportação, assim como fazia importação de diversos produtos. Entre os séculos 1.600 e 600 antes de Cristo, já eram feitos registros das operações, através de códigos, onde os impostos e os controles administrativos eram efetuados. Os mercadores eram obrigados a pagar taxas, levando-se em consideração os preços de compra e venda. Dado a isto e a outros fatores decorrentes da fiscalização feita pelos órgãos públicos, tem-se o surgimento da contabilidade pública;
CHINA: A China antiga também dispunha de uma economia bem evoluída. Sua produção estava voltada ao beneficiamento da cerâmica, louças, objetos de bronze e papel. A agricultura contava com terras irrigadas. O comércio praticava importação e exportação. Nos anos 800 antes de Cristo, os chineses contavam com moeda metálica e títulos de crédito e já realizavam operações bancárias. Neste contexto, a contabilidade era praticada ainda