Peter Ferdinand Drucker
Publicado em February 10, 2014 É impossível estudar o mundo da gestão sem entender a obra e influência de Peter Drucker no ambiente corporativo. Drucker foi o primeiro pensador a sistematizar o estudo sobre administração. Justificadamente é conhecido como o pai da administração moderna e o mais influente pensador do mundo da gestão. O “guru dos gurus” talvez seja o título mais popular que recebeu. Curiosamente essa era uma das alcunhas que mais desprezava. Drucker mencionava que o termo “guru” só é utilizado porque a palavra “charlatão” é longa demais. Independente dos títulos e terminologias viajar pela obra de Peter Drucker significa viajar pela história da gestão. É absolutamente surpreendente a contemporaneidade de conceitos e pensamentos que foram elaborados há mais de 60 anos (alguns remontam ao período pós 2ª Guerra Mundial). Fruto de seu pioneirismo e brilhantismo, sua influência é tão avassaladora que é difícil encontrar um único conceito do mundo da gestão que não tenha alguma referência fundamentada em um de seus pensamentos
Ao longo de seus 95 anos de vida (faleceu em 11 de novembro de 2005), escreveu mais de 38 livros que venderam milhões de cópias em 37 idiomas. Nascido na Áustria tornou-se cidadão americano em 1943. Nessa época o ambiente acadêmico dirigia sua atenção predominantemente ao contexto econômico, Drucker, porém, interessou-se desde cedo pelo mundo da gestão. Como resultado deste interesse publicou em 1945 sua primeira obra que se tornou um clássico: “Concept of Corporation”.
O livro originou-se de um convite que Drucker recebeu do lendário presidente da General Motors, Alfred Sloan, para estudar o modelo de gestão da companhia (a maior corporação da época). Desse estudo, que levou 18 meses, emerge os primeiros conceitos que iriam revolucionar o mercado automobilístico mundial e influenciar toda a indústria japonesa no futuro.