Resumo Intro Gestao
-Introdução à Gestão: 1a Prova Parcial-
Teorias em administração:
Teorias podem ser definidas como conjuntos coerentes de suposições elaboradas para explicar a relação entre dois ou mais fatos observáveis e proporcionar uma base sólida para prever eventos futuros.
As teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração.
As teorias influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o ambiente em que elas estão inseridas.
As teorias servem como fonte de compreensão e/ou previsão de práticas observadas nas organizações.
Condições geradoras do pensamento administrativo
É com a Revolução Industrial, no decorrer do século XVIII, que se consolidam as condições para o estudo da administração como uma disciplina autônoma capitalismo.
Adam Smith, nessa época, destaca o princípio da divisão trabalho. Ele concluiu que a divisão e a especialização do trabalho aumentam a produtividade, porque possibilitam melhoria das capacidades de cada trabalhador em desempenhar uma atividade específica, economia de tempo, que geralmente é desperdiçado na troca de tarefas, e criação de condições tecnológicas e inovadoras que possibilitam economias com relação ao uso de mão de obra.
O expressivo crescimento econômico propiciado pela concentração de mão de obra no sistema fabril foi acompanhado também pelo alto custo social. Surgiu então, o socialismo utópico, que serviu como fonte de desenvolvimento para várias escolas de administração.
O primeiro estágio de desenvolvimento do capitalismo era caracterizado por uma competição selvagem e condições precárias de trabalho. Foi apenas no final do século XIX, quando o capitalismo entra na fase monopolista, que surgem as primeiras tentativas de um corpo de conhecimento independente.
Escola clássica de administração busca contínua de métodos e técnicas científicas e racionais, de caráter universal.
Contextualização: entrada do capitalismo na fase monopolista. Até a Revolução