grafcet
O modelador grafcet é um sistema de modelagem que ajuda os técnicos a facilitar o entendimento de programações em clp's por sua simplicidade e fácil entendimento.
2 O QUE É O GRAFCET?
Grafcet (acrônimo do francês Graphe Fonctionnel de Commande, Étapes Transitions) é uma metodologia que surge com a necessidade do desenvolvimento de programas para controle de processos sequenciais.
No ano de 1977 quando a AFCET ("Association Française pour la Cybernétique Economique et Technique") juntamente com a ADEPA ("Agence nationale pour le DEveloppement de la Production Automatisée") definiram o Grafcet como uma representação gráfica que traduz, sem ambiguidade, a evolução do ciclo de um automatismo sequencial. Mais tarde em 1988 o Grafcet foi adaptado como um standard internacional, pela norma IEC 848 e é denominado por SFC "Sequential Function Chart"
O diagrama funcional Grafcet permite descrever os comportamentos de um automatismo em função das informações que recebe. O Grafcet não pretende minimizar as funções lógicas que representam a dinâmica do sistema, pelo contrario o seu potencial reside na imposição de um funcionamento rigoroso, evitando desta forma incoerências, bloqueios ou conflitos durante o funcionamento do mesmo.
As suas principais características são:
-Claridade, legibilidade e apresentação sintética.
-Oferece uma metodologia de programação estruturada, "Top-Down" (de forma descendente) que permite o desenvolvimento conceptual do general para o particular.
-Introduz um conceito "tarefa" de forma hierarquizada.
3 COMO FUNCIONA ?
O funcionamento do Grafcet é relativamente simples considerando as noções básicas dos elementos usados.
3.1 Noções Fundamentais
Etapa: Representa um dos estados do sistema, ou de uma parte do sistema. Transição: Representa uma evolução possível entre dois dos estados do sistema.
Ação: Representa uma ordem enviada ao processo físico quando estiver ativa a etapa a que a ação está