Clps e Grafcet
RESUMO
O trabalho apresentado tem como finalidade explicitar o que é e quais as funcionalidades de CLP’s, que são equipamentos eletrônicos com hardware e software compatíveis com aplicações industriais, utilizados em sistemas de automação flexível. São ferramentas de trabalho muito úteis e versáteis para aplicações em sistemas de acionamentos e controle, e por isso são utilizados em grande escala no mercado industrial. Cuja sigla significa Controlador Lógico Programável.
INTRODUÇÃO
Com a globalização, alargou-se o nível de exigência da qualidade dos produtos comercializados em todo o mundo e entre vários países. Como por exemplo, no setor automotivo, com o crescimento do mercado, as indústrias aumentaram o nível de automação de suas plantas. Com este elevado índice de automação, dificuldades para a criação de processos com várias etapas simultâneas utilizando linguagens normais de programação(CLP’s) fazem se necessário de processos cada vez mais eficientes para atender esta demanda, este crescimento. Para atender a questões deste tipo, surgiu então o Grafcet (sigla do Francês Graphe Fonctionnel de Commande, Étapes Transitions, um método que surge com a necessidade do desenvolvimento de programas para controle/modelagem de sistemas sequenciais). No ano de 1977, num grupo de trabalho da AFCET (Associação Francesa para a Cibernética Econômica e Técnica) juntamente com a ADEPA ("Agence Nationale pour le Developpement de la Production Automatisée"). Assim o Grafcet ficou definido como uma representação gráfica que traduz, com precisão, a evolução do ciclo de um automatismo sequencial. Mais tarde em 1988 o Grafcet foi adotado como um standard internacional, pela norma IEC 848 e é denominado por SFC "Sequential Function Chart".
O diagrama funcional Grafcet permite descrever os comportamentos de um automatismo em função das informações que recebe. O Grafcet não pretende minimizar as funções lógicas que representam