Gradução
Curso de Engenharia Elétrica
Laboratório de automação industrial
Aluno: Luiz Silvestre de Oliveira Carneiro – 101121041
Professor: Alex Franco Ferreira
INTRODUÇÃO
Controladores Lógicos Programáveis (CLP) é um dispositivo eletrônico utilizado para executar o controle de máquinas e processos industriais. Tal controle é possível pois o CLP possui em sua estrutura uma CPU que pode ser programada pelo usuário para receber sinais de elementos de campo, como sensores, botões, chaves fim de curso, transmissores de níveis ou temperatura, e de acordo com tais informações acionar dispositivos como as bobinas de contatores que acionam motores, lâmpadas para sinalização de alarmes, válvulas solenoides para liberar vazão , etc.
O CLP é composto basicamente por 3 partes principais:
1- Entradas ( INPUT “I”) - São pontos de conexão onde ligamos os dispositivos que fornecem informações de campo, ( presença de peças, temperatura, vazão, velocidade,etc.) para o CLP, estas informações são em forma de sinais elétricos, e esses sinais elétricos podem ser digitais ou analógicos.
2- Saídas ( OUTPUT “Q”) – São pontos de conexão onde ligamos os dispositivos de campo que são acionados pelo CLP ( contatores que partem motores, sinalizadores, válvulas senóides, inversores de frequência, vazão, etc.) este acionamento é feito através de sinais elétricos do CLP para dispositivos de campo, assim como as entradas, e esses sinais podem ser analógicos ou digitais.
3- Unidade central de processamento (CPU) - É o centro do sistema. Constituída por um circuito eletrônico complexo composto de microprocessadores, e memórias programáveis pelo usuário.Esta programação é baseada na lógica de comandos elétricos, realizada de modo simplificado e amigável, através de um microcomputador
OBJETIVO
Esta prática tem como objetivo, elaboração de uma programação lógica de