Gradução
Por: Fabiane
ORIGEM : O mais recente em pesquisas sobre o HIV remota sua origem de um vírus muito presente em primatas da África, denominado SIV ( vírus da imunodeficiência símia).
Chimpanzés têm o vírus, mas não ficam doentes
A grande questão e como o vírus SIV inofensivo em primatas se tornou tão agressivo em humanos na forma de HIV, uma possível resposta é a mutação do vírus ao entrar no corpo humano.
A transmissão do SIV de primatas para humanos se deu principalmente pelo habito de caçar a esses animais, onde ocorriam ferimentos mútuos com troca de sangue, e a partir dai o humano contaminado dissemina para sua espécie através de principalmente relações sexuais, passagem do vírus da mãe a sua prole e compartilhamento de objetos perfuro cortantes
Testes de laboratório detectaram anticorpos específicos e informações genéticas relacionadas à presença do vírus em 35% dos chimpanzés, em alguns dos grupos estudados.
Alguns dos vírus analisados tinham grande semelhança com cepas de HIV, oque reafirma essa teoria de origem pelo vírus do SIV
Outras teorias menos aceitas :
Disseminação através de uma vacina de poliomielite obtida a partir de hepatócitos de animais com o vírus da siv.
Fabricação em laboratório para ser instrumento de uma guerra biológica, nessa hipótese a origem em primatas é descartada.
PRIMEIRO CASO :
A amostra de sangue mais antiga e relatada tem origem em 1959, na cidade do Congo e relata um caçador que se feriu em luta com um chipanzé, após isso este homem teria ido comercializar seus produtos e reencontrar familiares em uma cidade de grande fluxo portuário onde a doença se espalhou.
Muito se discute da veracidade do primeiro caso registrado, como o vírus e de origem africana onde ocorrem inúmeros surtos de outras doenças de cunho viral e bacteriano não é possível afirmar que um homem de óbito por pneumonia por exemplo não estaria previamente infectado e imunossuprimido pelo HIV até o momento que este