Princípios da Contabilidade
Contabilidade é uma Ciência Social aplicada que tem como objetivo evidenciar as mudanças financeiras e econômicas que ocorrem na sociedade. O Contador é aquele que pode mensurar o patrimônio de uma empresa ou da Sociedade e estabelecer diagnósticos que são fundamentais para os investidores.
Teoria da Contabilidade
O que são os Postulados?
Os postulados são proposições ou observações de certa realidade não sujeita a verificação e constituem a lei maior da Contabilidade, pois definem o ambiente econômico, social e político no qual esta deve atuar, o seu objeto de estudo e a sua existência no tempo.
Teoria da Contabilidade
- Mas o que os Postulados representam na Contabilidade?
Os postulados representam a base sobre a qual se desenvolve todo o raciocínio contábil
(o ambiente e as condições em que a contabilidade deve atuar).
São comumente chamados de "Pilares da Contabilidade", por serem a base de toda a teoria contábil. Estes postulados são classificados da seguinte maneira:
1.Postulados Normativos
2.Postulados Descritivos
3.Postulados Ambientais
Teoria da Contabilidade
1) Postulados Normativos – Definem que a contabilidade deveria fazer ou como deveria fazer. É necessário antes de tudo uma justificativa, uma explicação. 2) Postulados Descritivos – Descrevem e explicam por que e como a informação contábil deve ser apresentada aos usuários.
3) Postulados Ambientais – Definem o ambiente onde a contabilidade deve operar, ou seja, evidenciam o ambiente econômico, social e político onde se desenvolve a contabilidade. Esta questão do ambiente é exemplificada da seguinte maneira: qualquer empresa para que ela atinja seus objetivos são necessários dois pressupostos básicos: A Existência e a Continuidade.
Para tanto, estes Postulados subdividem-se em:
I. Postulado da Entidade
II. Postulado da Continuidade
Teoria da Contabilidade
I. Postulado da Entidade
Considera que as transações da atividade econômica