graduação
Surgiu no final do século XVIII e tornou-se um instrumento muito utilizado. Black, um químico escocês, foi um dos primeiros a utilizá-lo, ele mediu o calor de fusão do gelo e o calor de vaporização da água e introduziu os conceitos de calor latente e a capacidade calorífica.
É um aparelho, que permite obter o valor do calor trocado entre os corpos, facilitando o contato térmico entre dois ou mais corpos e dificultando as trocas de energia térmica com o meio externo. Podemos dizer, que TODO aparelho isolado termicamente do meio externo, é um calorímetro.
É um equipamento muito utilizado em laboratórios.
Existem vários formatos de calorímetros, mas todos possuem um recipiente com paredes finas que é envolvida por outro recipiente fechado, de paredes grossas e isolantes, assim evitando a entrada e saída de calor, como por exemplo, o que ocorre na garrafa térmica.
Nesse equipamento, é colocado um termômetro e um agitador. O agitador é usado quando se realiza estudos térmicos com líquido, ele serve pra agitar o sistema e fazer com que ele alcance o equilíbrio térmico mais rapidamente.
Quando se coloca dois corpos de temperaturas diferentes em um calorímetro, acontece a troca de calor entre eles, até atingirem o equilíbrio.
Dentro de um calorímetro, o calor cedido por um corpo é igual ao calor recebido pelo outro corpo. E por essas igualdades, pode-se determinar varias grandezas térmicas de um material, com, por exemplo, o calor especifico e a capacidade térmica.
Hoje, existem vários tipos de calorímetro, para as trocas térmicas temos: adiabáticos, isotérmicos e isoperibólicos, e para as variações de energia temos: calorímetro de volume constante e calorímetro de pressão constante.
Adiabáticos: quando não há troca de calor entre o sistema e o ambiente.
Isotérmicos: quando as trocas de calor entre o sistema e o ambiente são intensas.
Isoperibólicos: quando o ambiente está a uma temperatura constante e a troca de calor e a troca de calor