trabalhos
Articulação fibrosa ou sinartrose (do latim sin sem, artrose movimento) é aquela que apresenta tecido fibroso interposto entre os ossos, podendo ser : Sutura - com pequena quantidade de tecido fibroso, como as que existem entre os ossos do crânio. De acordo com a as superfícies de contato são subdivididas em: a) Plana b) Escamosa c) Serreada
Articulação do tipo Gínglimo O gínglimo é um tipo de articulação sinovial. Nele, as faces articulares estão moldadas de maneira a permitir somente o movimento em um plano, para frente e para trás, ou seja, de extensão e flexão em torno de um único eixo. Como exemplo, temos a articulação úmero-ulnar.
A direção do movimento que o osso distal realiza nesse processo é raramente no mesmo plano do osso proximal; geralmente há um certo desvio da "linha reta" durante a flexão.
Alguns exemplos de gínglimos são: as articulações interfalangeais; a articulação úmero-ulnar;
A articulação do joelho é considerada um caso especial, que se assemelha a um gínglimo angular, pois permite alguns outros tipos de movimentos, embora sejam pequenos
Articulação trocóidea:
Articulação trocóidea é aquela em que movimento rotatório ocorre ao redor de um eixo. Ex.: articulação atlantoaxial.
Articulação elipsóide
Articulação elipsóide tem uma superfície articular que é expandida mais numa direção que em outra, formando uma elipse. Ex.: articulação entre a extremidade distal do rádio e a fileira proximal dos ossos carpais.
Articulação selar
Articulação selar permite todos os tipos de movimentos exceto rotação.
Obs.:essa articulação tem superfície que se assemelham a uma sela inglesa. Ex.: articulações interfalangeais do cão são algumas vezes classificadas como articulações selares.
Articulações esferóideas
Articulações esferóideas permitem movimento em quase toda direção. Flexão, extensão, adução,