O noviço
Carolina: É jovem perfil suave e delicado, forma junto com jorge o casal protagononista da obra.
Jorge: Jovem que fora muito rico, é apaixonado por carolina e após perder sua herança se mostra um rapaz bem humilde.
Dona Maria: Mãe de Carolina, uma senhora ja de idade que vive com sua filha em uma pquena casa no Rio de Janeiro.
Sr. Almeida: Um negociante, ex-tutor de Jorge, e grande amigo de seu facelido pai, velho de têmpera antiga, vivacidade no olhar e porte firme.
Resumo do livro:
Escrita por José de Alencar, a história relatada em A Viuvinha se passa no Rio de Janeiro e tem início em 1844. A obra conta a história de Jorge, um jovem que perdeu o pai ainda cedo e teve sua fortuna controlada por seu tutor, Sr. Almeida, um homem estimado por sua inteligência.
Ao completar 18 anos, Jorge começa a controlar seu próprio dinheiro, mas não sabe poupá-lo – gasta tudo em noitadas, jogos e mulheres. Em meio às festas da corte conhece Carolina, uma jovem que vivia na companhia de sua mãe, D. Maria. Apaixonado, Jorge abre mão da vida noturna para se casar com Carolina, e em menos de dois meses o casamento é marcado.
Dias antes da festa, Jorge recebe a visita do Sr. Almeida, que o alerta sobre sua situação financeira. Toda a riqueza havia sido desperdiçada nas noitadas, e o jovem agora estava na miséria, afundado em dívidas. Preocupado, o protagonista passa a noite em claro, oscilando entre a angústia pela notícia que acabara de receber e a ansiedade com a chegada do casamento.
Mesmo sabendo que estava falido Jorge se casa com Carolina. Depois da festa, porém, serve um licor com tranquilizante a sua esposa, o que a faz adormecer. O rapaz, então, deixa uma carta a sua amada e sai pela janela em direção à praia, onde muitos suicídios eram cometidos.
Chegando lá, Jorge vê um homem atirar contra sua própria face, desfigurando-a totalmente. O jovem toma coragem para fazer o mesmo,