Coronelismo
De
História
Nome: Nataliany Alves Nº 25
Turma: Secretariado III
1º Segundo a sua compreensão do conteúdo analisado em sala, elabore um comentário sobre as práticas eleitorais utilizados pelos políticos da República velha, para conseguir o maior número de votos (mínimo 8 linhas).
Uma das características mais importantes do período da República Velha eram as eleições fraudulentas. Práticas como o chamado "voto de cabresto" e votos de eleitores já mortos eram mutio comuns e garantiam as vitórias dos candidados apoiados pelos cafeicultores.Os coroneis era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, onde o coronel obrigava e usava até mesmo de violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem nos candidatos por ele indicados. O coronel também utilizava outros recursos para conseguir seus objetivos políticos, tais como compra de voto, votos fantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência.
2º Conceitue :
a) Política do cafe com leite
Ficou conhecida como "política do café-com-leite" o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha), envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado. Assim, ora o chefe de estado sairia do meio político paulista, ora do mineiro.
Era fácil concluir com isso que os presidentes eleitos representariam os interesses das duas oligarquias, mas não eram necessariamente de origem mineira ou paulista, a exemplo