Coronelismo
CURSO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA HISTÓRIA DO BRASIL II
FERNANDA CARNEIRO MORAES
O CORONELISMO NO BRASIL
BELO HORIZONTE
2014
FERNANDA CARNEIRO MORAES
CLARENTIANO REDE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA HISTÓRIA DO BRASIL II
FERNANDA CARNEIRO MORAES
O CORONELISMO NO BRASIL
Atividade proposta pela disciplina História do
Brasil II, no curso de Graduação de História,
Claretiano/SP.
FINALIDADE: Compreender os mecanismos de dominação das elites oligárquicas da Primeira
República. Estabelecer uma caracterização
Histórica do Coronelismo.
BELO HORIZONTE
2014
Durante o período de 1894 a 1930, o sistema político Brasileiro era caracterizado pelo predomínio político das oligarquias ligadas ao setor agroexportador de café. A relação entre o poder federal e local era articulada de forma a garantir a manutenção dessas oligarquias no poder. Sobre esse contexto, Maria de Loudes Monaco Janotti (1986) publicou um trabalho intitulado Coronelismo uma política de compromisso.
Tendo como base o conteúdo trabalhado nessa unidade explique:
Porque o Coronelismo pode ser entendido como uma política de compromisso?
Para fazer uma análise política do período de 1894 a 1930 é interessante reforçar a formação da sociedade até esse período, a atividade econômica e as bases políticas que marcam o último período do Brasil Monárquico. Um país que concentrava sua força econômica na exportação de poucos produtos, sendo eles principalmente o café, o açúcar, algodão e couro. A atividade no campo era mantida pelo trabalho escravo, e para pertencer a formação política era necessário antes ser ou pertencer a elite. José Enio Casalecchi caracteriza bem esse período.
“a agricultura, o latifúndio, a escravidão marcam profunda e essencialmente o período monárquico... a proclamação da República reforça a estagnação política dos partidos que precederam a República, os partidos liberal ou Conservador alternam-se no