funçoes do veiculo
Associação Beneficente das Filhas de Sant'Ana
Rua: Desembargador Régulo Tinoco, 1401 – Barro Vermelho.
CEP: 59.022-080 / Natal/RN (84) 223-2871 / 213 1599
Ano : 2º
Turma: A
Ensino Médio
I
Trimestre
Professora: Ladyjane Duarte
ARTE
TEXTO COMPLEMENTAR
ANO: 2013
ARTE ROMÂNICA
Em 476, com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início o período histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média a arte tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepção de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo é chamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus era o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.
Características do Período Românico:
-Religiosidade;
-Analfabetismo;
-Controle de conhecimento pela Igreja;
-Alta taxa de mortalidade Infantil;
-Baixa expectativa de vida
ARQUITETURA
No final dos séculos XI e XII, na Europa, surge a arte românica cuja estrutura era semelhante às construções dos antigos romanos.
A primeira coisa que chama a atenção nas igrejas românicas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. A explicação mais aceita para as formas volumosas, estilizadas e duras dessas igrejas é o fato da arte românica não ser fruto do gosto refinado da nobreza nem das idéias desenvolvidas nos centros urbanos, é um estilo essencialmente clerical. A arte desse período passa, assim a ser encarada como uma extensão do serviço divino e uma oferenda à divindade.
As características mais significativas da arquitetura românica são:
na época, era utilizado a abóbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas);
torres,