Graduação
Situado no noroeste do estado do Pará, na mesorregião do Baixo Amazonas, Oriximiná possui uma população de 62.794 habitantes (IBGE, 2010), dos quais 40.147 vivem na cidade, localizada ao sul no município, à margem esquerda do rio Trombetas, um dos principais afluentes do rio Amazonas. O IDH é médio, (0,717 - PNUD, 2000) e o PIB é de R$980.970,142 (IBGE, 2008).
Com uma área de 107.603 Km², o município é o quarto maior do Brasil. Se o município de Oriximiná fosse um país, seria o 106º mais extenso do mundo, maior que, por exemplo, Portugal e Coréia do Sul. Se fosse um estado brasileiro seria o 19° em área, menor que Amapá e maior que Pernambuco e Santa Catarina.
Desculpem a qualidade de algumas fotos, pois não era o melhor horário para fotografar e as aéreas foram congeladas de vídeo. E, o mais importante, não esperem um Mina de bauxita da empresa Mineração Rio do Norte - MRN, localizada 30 Porto Trombetas, distrito do município de Oriximiná, foi criado em 1974 pela Mineração Rio do Norte (MRN), hoje composta pelas acionistas Vale, BHP Billiton, Rio Tinto Alcan, Alcoa, CBA e Hydro (nesta ordem), com o objetivo abrigar seus funcionários e dar apoio às operações de extração de bauxita.
O núcleo urbano de Porto Trombetas é como uma cidade com capacidade para 6.000 moradores e conta com serviços como hospital, escola, bancos, centro comercial, supermercados, linhas aéreas, aeroporto comercial, atividades de lazer, estações de tratamento de água e esgoto, usina de geração de energia e canais de TV.
É distante da sede de Oriximiná 10 minutos por via aérea e 4 horas via fluvial. De