Engenharia
É um processo onde há o movimento da peça em torno de seu próprio eixo, processo esse denominado torneamento. O torneamento tem como função a usinagem de peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo.
O torneamento, consiste na retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior à do material a ser cortado.
No torneamento, a ferramenta penetra na peça, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo permite o corte contínuo e regular do material. A força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta, firmemente presa ao porta-ferramenta, contrabalança a reação desta força. fig.1.1 Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta. Eles são:
1.1 Movimento de corte: é o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.
1.2 Movimento de avanço: é o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça. 1.3 Movimento de penetração: é o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco.
RELATÓRIO TÉCNICO DE PRÁTICA DE AJUSTAGEM MECÂNICA
São Luís
2013
1 INTRODUÇÃO
A ajustagem mecânica tem como principal objetivo ajustar, reparar, instalar peças e equipamentos em conjuntos mecânicos e controle de precisão, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde, obtendo a modificação de um corpo/material metálico bruto, com a finalidade de se obter uma forma definida.