Graduação
Devido às crescentes e rápidas mudanças que acontecem no mundo atual, faz com que os administradores se interessam cada vez mais pela Psicologia Organizacionais para se ter novas formas de fazer as coisas com mais eficiência, mas, no entanto criando condições para o bem estar e desenvolvimento humano de seus colaboradores.
Coma as inovações constantes das tecnologias, da concorrência de mercados novas regulamentações e reinvidicações trabalhistas, tanto no setor privado como no setor público, isso faz com que essas organizações precisem de ajustes constantes. Todos esses ajustes e adaptações são feitos pelas pessoas, levando em consideração suas habilidades, competências, resistência a mudar, tensões, emoções, etc. Por tudo isso a importância da Psicologia Organizacional.
A Psicologia Organizacional não se limita a gestão de pessoas, também da atenção a saúde do colaborador e da organização. Construindo assim uma ponte entre os interesses das organizações e seus colaboradores. A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitarão melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.
Alguns exemplos da aplicação da Psicologia nas organizações:
* nos processos de treinamento;
* na eficácia de liderança e tomadas de decisões;
* na avaliação de desempenho;
* no planejamento do trabalho;
* nos programas de motivação, aprendizagem e satisfação no trabalho;
* no desenvolvimento do trabalho em grupo;
* nos programas de mudança comportamental;
* na administração das situações de estresse profissional e outras situações de impacto na saúde dos trabalhadores;
* na melhoria do processo de comunicação; e
*nas pesquisas de cultura e ambiente organizacional.