Aline
Esse programa tem possibilitado a ampliação e qualificação do acesso da população brasileira de todas as idades às ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde bucal, mostrando a importância para a saúde geral e para a qualidade de vida. As linhas de ação são: a reorganização da Atenção Básica, implantando esse programa dentro da estratégia de saúde da família, a ampliação e qualificação da Atenção.
O enfermeiro de saúde da família trabalha como mediador e coordenador, ajuda a repassar as informações aos agentes e a comunidade visando o bem estar da população de sua área de abrangência.
Programa de Gestão da Política Nacional sobre Drogas
Atualiza as políticas de governo e da legislação nacional para a redução da demanda e da oferta de drogas.
Promove e socializa o conhecimento nacional sobre drogas, garantindo rigor científico às ações da redução da demanda de drogas. Fortalece estruturas do Sistema Nacional de Políticas sobre
Drogas – Sisnad. Prover apoio financeiro a ações de redução da demanda e da oferta de drogas.
O enfermeiro deve ajudar na sua equipe como um líder, sabendo posicionar seus técnicos e mostrar como se lida com pessoas em situação de dependência de drogas, cabe a ele se informar e dar uma melhor assistência ao paciente.
Programa de Qualificação da Atenção Hospitalar de Urgência no Sistema Único de Saúde– QualiSUS
Melhora a qualidade da assistência à saúde prestada à população nas Portas Hospitalares de Urgência, propiciando a redução de mortes e sequelas aos usuários do SUS.
O enfermeiro trabalho como profissional altamente qualificado, pois dele dependerá vidas e sua eficácia no atendimento fará grande diferença.
Programa de Saúde da Criança e Aleitamento Materno
Esse programa discute, propõe e apoia a implementação de estratégias nos Estados e Municípios que reduzam a mortalidade de crianças, em especial a infantil e neonatal, e promovam a saúde integral da